sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A ARTE E A SOCIEDADE DE CONSUMO

3° ano ensino médio
A relação entre a arte e a sociedade de consumo
A cultura dos séculos XX e XXI é marcada pelo consumismo. Efeito da Revolução Industrial e da Evolução Tecnológica, ocorrida no início do século passado, a produção em série de variados bens, de alcance universal e fácil dos mesmos, veio permitir que bens materiais como eletrodoméstico, vestuário, produtos alimentares e outros, estivessem ao alcance de todos e pudessem ser adquiridos facilmente, isto também aconteceu devido ao aumento dos salários.
O termo “Sociedade de Consumo” caracteriza uma sociedade desesperada à procura de satisfazer as suas diversas e inúmeras necessidades assim como os seus desejos, comprando os bens de consumo materiais, definidos como uma espécie de tábua de salvação, capaz de resolver todos os problemas do indivíduo e trazer o bem-estar e felicidade que há tanto tempo
procuravam.
Com o aparecimento dos hipermercados, dos self-services, dos congelados e conservas e, principalmente, dos centros comerciais, mudou assim também a cultura da sociedade. A atitude consumista estendeu-se à arte e levou a que a obra artística se transformasse numa mercadoria. A arte, no fundo, existe para ser consumida, então porque não fazê-la chegar a todos?!
Exemplo prático: A gravação de uma música em disco, fazer uma quantidade infinita da mesma, permite a massificação da música, faz muito dinheiro e satisfaz, ao mesmo tempo, o artista, o público e o agente, transformando a obra de arte numa mercadoria.
Aliada a isto, a Pop Art, foi um movimento que surgiu na década de 60 e visava atrair o público ao consumo de produtos e ídolos. Numa época em que assistimos à invasão de inovações tecnológicas, dentro de uma comercialização exaustiva e de uma massificação crescente da arte, o significado certas palavras como belo, bom e verdadeiro, torna-se moldável, conforme s vontades e idéias de cada um. Também, foi quando a este movimento que a palavra estética se tornou a imagem da época.
Professor Renato Borges

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